Persona e público-alvo: Quais as diferenças?

Em um plano de marketing bem elaborado, você precisa especificar o seu público-alvo, bem como, a sua persona. Mas, qual é a real diferença entre persona e público-alvo?

Por exemplo, podemos destacar que, podemos descrever um público-alvo como: Usuários com idades entre 25 e 65 anos, sexo feminino, renda média, que vivem em Joinville.

Assim sendo, um público-alvo consiste em um número absoluto. Em outras palavras, você sabe aproximadamente quem eles são, o que eles fazem e onde eles vivem. Mas, você simplesmente não sabe por que este grupo aceitaria sua mensagem.

Neste sentido, em vez de criar uma imagem de todo um público-alvo, é possível destacarmos um único indivíduo deste público, no qual, nos concentramos: Esta é a persona!

Portanto, para a definição da persona, queremos saber o máximo possível sobre esta pessoa, incluindo o que ela pensa de nós ou do nosso produto, o que a influência em sua escolha, quais são as dúvidas na hora de comprar, entre outros.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre as principais diferenças entre persona e público-alvo, então, confira o nosso artigo de hoje! Vamos lhe apresentar tudo o que você precisa saber sobre isso!

Persona e público-alvo: Qual diferença?

Cada empresa e organização é diferente e, portanto, cada cliente dessa empresa ou organização. Deste modo, portanto, sempre haverá a necessidade de trabalharmos com uma abordagem especifica, para identificar a persona e público-alvo.

Afinal, se você deseja vender produtos ou serviços, precisa saber para quem pode vendê-los, e assim, poder criar conteúdo relevante com base nisso. Vale destacar que, na maioria dos casso, a diferença entre persona e público-alvo está nos detalhes.

Conforme já mencionamos, um público-alvo descreve um grande grupo de clientes, em um determinado mercado. Por exemplo, podemos dividir um público-alvo através das classes sociais:

  • Classe A: Rico. Diretores de grandes empresas, funcionários públicos seniores, profissões liberais.
  • Classe B1: Grupo médio superior. Diretores de pequenas empresas, funcionários semi-sênior, gerentes seniores.
  • Classe B2: Grupo médio subjacente. Funcionários em posição média.
  • Classe média C: Menos ricos. Pequenos lojistas, pessoal de escritório inferior, trabalhadores qualificados.
  •  Classe D: Pobre. Trabalhadores não qualificados.

 

Mas, ao trabalhar com uma Persona, você se aprofunda em uma pessoa específica, que deseja alcançar em sua estratégia de comunicação comercial.

Assim sendo, ao ter sua persona bem definida, uma estratégia de marketing especifica se torna muito fácil hoje em dia, pois, neste mundo online, é possível aplicar o marketing de forma muito direcionada, através das redes sociais e retargeting / remarketing, por exemplo.

Além disso, atualmente, sabemos muito mais sobre os nossos clientes, de forma detalhada, principalmente em função da grande quantidade de dados que existem sobre as pessoas no mercado online.

Portanto, ao definir uma persona, geralmente se trabalha com determinados perfis de pessoas. Pense no “gerente de projeto” das empresas que você deseja atrair para comprar seus produtos / serviços. Mas, além disso, a vida pessoal da pessoa também é importante.

Com isso, é importante saber quais são seus motivos para realizar seu trabalho adequadamente e o que é necessário para fazê-lo. Estes aspectos podem estar relacionados com motivações pessoais!

É por isso que é importante definir claramente a diferença entre persona e público-alvo, para que você possa ajustar a comunicação e o conteúdo da sua estratégia de marketing digital.

Persona e público-alvo: Características de cada!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as diferenças entre persona e público-alvo, a próxima etapa é traduzir sua persona e público-alvo na criação de conteúdo relevante.

Assim sendo, como você pode usar o conteúdo para guiar um potencial cliente, passo a passo, adiante em sua jornada de vendas? Para lhe ajudar com isso, vamos apresentar mais informações detalhadas sobre uma persona e público-alvo!

1.    Persona

Uma persona é um perfil detalhado de um cliente, representado com base em comportamento e objetivos. Assim sendo, uma persona não representa um público-alvo específico, mas caracteriza o comportamento correspondente (de compra) e a forma como os objetivos são alcançados.

Deste modo, não faz sentido nenhum traçar uma persona para cada público-alvo. Portanto, determinar duas ou três personas principais é mais do que suficiente.

Com isso, você pode então criar personas derivadas (secundárias) a partir dessas personas primárias. Estas possuem apenas características específicas de um nicho ou segmento de mercado. Neste processo, personas são representações baseadas em pesquisas de:

  • Quem são os compradores;
  • O que eles querem alcançar;
  • Quais objetivos influenciam seu comportamento;
  • Como eles pensam;
  • Como é o comportamento de compra deles;
  • Por que eles tomam decisões de compra;
  • Como os compradores decidem comprar;
  • Onde eles compram;

 

Resumindo, a persona fornece uma visão das informações que ajudam a entender melhor os potenciais compradores em seu nicho de mercado. Com isso, conteúdo, produtos e serviços são mais bem ajustados às necessidades, interesses e problemas do cliente.

Vale destacar que, não existe uma resposta padrão sobre o processo de definição de uma persona. Isso depende da quantidade de tipos de produtos ou serviços que você vende.

De qualquer forma, neste processo, você sempre deverá considerar o papel do “tomador de decisões”, ou ainda, do “influenciador”.

Onde o tomador de decisão deve ser convencido muito mais em um alto nível dos serviços, o influenciador frequentemente deseja ser abordado mais sobre os detalhes e especialização.

Os influenciadores são geralmente os especialistas que querem ser convencidos com muitos argumentos sobre a entrega de produtos / serviços para sua organização.

Deste modo, este são argumentos, com os quais, o influenciador pode convencer o tomador de decisão a fazer negócios com sua empresa.

2.    Público-alvo

O público-alvo representa o “cliente ideal” do seu mercado. Neste sentido, você pode descrevê-lo de maneiras diferentes, dependendo de quantos clientes você já tem.

Se você é uma empresa de boa reputação, sabe quem são seus clientes e pode literalmente imaginar um cliente com quem tem boas experiências como empresa. Um cliente que compra o suficiente e que se adapta exatamente à sua empresa ou organização.

Isso é fácil de traduzir em um público-alvo, onde você descreve quais são suas características, por que eles gostam de comprar produtos ou serviços de sua empresa e por que continuam voltando.

Assim sendo, se você quiser comercializar um novo produto ou serviço, então, é importante considerar cuidadosamente qual será o público-alvo. Você então usa sua comunicação e conteúdo para atingir este público.

Afinal, o poder do marketing de conteúdo ainda é fundamental para gerar mais conversões no mercado online. Dessa forma, você está no controle e pode garantir que atrairá os clientes certos.

Este é o público, com o qual, você obterá os melhores resultados, bem como, com o qual você pode construir um relacionamento de lealdade, no longo prazo.

Conclusão

Por fim, um público-alvo é uma descrição geral dos seus potenciais clientes, portanto, é uma forma de demarcação com um número absoluto.

Já uma persona, representa um cliente deste público-alvo, de forma mais detalhada. Assim sendo, este é um personagem fictício que dá vida ao seu público-alvo em uma única pessoa.

Com um perfil de persona, você adiciona motivações, argumentos de compra e posições ativas à sua estratégia de comunicação e marketing.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o qual é a diferença entre persona e público-alvo, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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