Yoast SEO: tudo o que você precisa saber!

De fato, o Yoast SEO é de longe o plug-in mais conhecido para gerenciar seu SEO no WordPress. Com mais de 5 milhões de instalações ativas e uma pontuação de 4,9/5, o Yoast SEO se proclama “O plugin número 1 de SEO do WordPress”, e não sem motivo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o Yoast SEO, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Para que serve o Yoast SEO?

O Yoast SEO simplifica o gerenciamento do seu SEO natural no WordPress. Ele adiciona várias interfaces ao WordPress para configurar tags úteis para SEO, evitar conteúdo duplicado, adicionar snippets e muito mais…

O Yoast é um verdadeiro assistente virtual que aponta para você as coisas a serem otimizadas para que seu SEO natural seja o mais “padrão” possível, ou seja, seu site respeita as chamadas regras “básicas” do SEO e as diretrizes que o Google já comunicou.

Os limites do Yoast SEO: um plugin eficaz, mas não mágico

Apesar de todas as suas vantagens, um plug-in continua sendo um plug-in e o Yoast SEO não fará você subir nos mecanismos de busca por conta própria.

Basicamente, o plug-in só apontará as melhores práticas que você fez ou não. Portanto, a maior parte do trabalho ainda precisa ser feito: otimização de title tags etc.

O Yoast, portanto, continua sendo apenas um plug-in de suporte SEO, e não uma inteligência artificial que magicamente otimizará seu site para mecanismos de busca. Para isso, nada supera a expertise e experiência de uma Agência de SEO.

As principais características do Yoast SEO

Criação automatizada de um sitemap.xml

O Yoast SEO criará automaticamente um sitemap.xml listando todos os seus artigos e páginas. Este sitemap.xml será atualizado automaticamente a cada novo artigo ou página publicada.

O sitemap.xml permite que você liste todas as suas páginas e artigos para robôs de mecanismos de busca, o que facilita sua indexação.

Otimize suas páginas e artigos com o Yoast SEO

O Yoast cria uma nova interface na parte inferior da página de criação do seu artigo. Vamos rever as principais recomendações da análise de conteúdo do Yoast:

A densidade da palavra-chave

Você pode inserir sua palavra-chave principal lá. Este último contará para você as ocorrências de palavras-chave específicas e lhe dirá uma densidade, que ele julgará com base nas últimas atualizações do Google.

Essa densidade tende a diminuir ao longo do tempo, de cerca de 5% há alguns anos para 2% agora.

O número mínimo de palavras

Para o Google considerar o conteúdo relevante, o mínimo recomendado na comunidade de SEO é geralmente de 300 palavras. Quanto mais tempo passar, mais esse mínimo tenderá a aumentar.

Na verdade, o número de conteúdos só está aumentando na Internet, então seu conteúdo terá cada vez mais concorrência. Por isso, aconselho que você use o mínimo de 500 palavras para um artigo.

Você pode se voltar aos seus concorrentes: quantas palavras os artigos posicionados na primeira página possuem? Se a resposta for em média 1500, há muito pouca chance de você se posicionar com seu artigo de 500 palavras, a menos que seu site tenha muito mais backlinks do que seus concorrentes.

Marcação subtítulos

O Yoast diz se você colocou ou não sua palavra-chave principal em suas tags Hn. As tags Hn são equivalentes aos títulos 1,2,3… no WordPress e permitem que o Google entenda melhor seu conteúdo.

Portanto, você tem todo o interesse em colocar sua palavra-chave neles, sem abusar, é claro.

Escrever seu title tag

A title tag permite que você diga ao Google o assunto do seu conteúdo. Esta é uma das diretrizes mais importantes, portanto, atenção especial deve ser dada a ela.

O Yoast ajuda você a otimizar sua title tag, indicando em vermelho se sua palavra-chave principal não está presente.

Além disso, informa o tamanho “regulatório” a ser adotado: entre 40 e 70 caracteres. Abaixo de 40 caracteres, você perde um potencial de posicionamento porque seu título é muito curto.

Acima de 65 caracteres, seu título será cortado automaticamente pelo Google via “…”, o que não incentiva os usuários da Internet a clicar no seu site.

Escrever sua meta descrição

A meta descrição não é levada em conta no posicionamento direto do Google, mas incentiva os internautas a clicarem em seu site. Também está sujeito a restrições de tamanho: no máximo 160 caracteres.

Legibilidade do seu artigo

O Yoast SEO também analisa a legibilidade do seu artigo. Este último é particularmente importante se o seu artigo ou página visa converter: comprar um produto, baixar um PDF…

Sua página deve estar fácil de ler: parágrafos pequenos, imagens, títulos e não grandes blocos de texto sem espaçamento.

Principais vantagens de instalar o Yoast SEO em seu site

É um assistente de SEO eficaz que é fácil de entender

Configurar o Yoast SEO é simples e muito fácil de usar. Seu sistema de semáforos e recomendações concisas e claras sobre o que é certo e o que pode ser melhorado são uma assistência SEO muito útil. Sendo tão fácil de entender, seu uso é muito simples.

À medida que você modifica os pontos que ele recomendou que você melhore, você verá como suas indicações e classificações mudam.

Ele fornece indicações claras para melhorar o SEO do seu conteúdo da Web

Caso o sistema de semáforo não esteja claro o suficiente, o Yoast SEO aponta em palavras o que é certo ou não. E o que você precisa melhorar. Por exemplo, ele lembra se você deve melhorar a meta descrição do WordPress.

Entre as questões que podem ser apontadas para você está a variedade. Por exemplo, se você já repetiu uma determinada palavra-chave em outro artigo.

Além disso, se o título tem um número adequado de caracteres, se a densidade da palavra-chave no seu texto está correta e muito mais.

Yoast SEO é um assistente eficaz de legibilidade da Web

Talvez menos popular, mas também muito útil do Yoast SEO, é a funcionalidade de assistência de legibilidade para conteúdo no WordPress.

Por que é interessante otimizar a legibilidade do conteúdo do seu site?

Isso permite que ele seja mais lido. Isso fará com que as pessoas recebam sua mensagem completamente e não parcialmente. Isso evitará o abandono precoce devido à baixa legibilidade do texto e à sua dificuldade de compreensão.

Ao facilitar a leitura, você vai conseguir que mais usuários consumam todo o seu conteúdo. Isso fará com que eles fiquem mais tempo na sua página, o que influencia positivamente o SEO do seu site.

Mas como exatamente a legibilidade do Yoast SEO é medida? Ele se concentra, acima de tudo, em simplificar. Ele valoriza o uso de frases curtas e concisas. E a divisão do texto em parágrafos e legendas. Isso facilita a leitura de conteúdo da web pelo visitante de forma fácil e confortável.

O Yoast SEO facilita otimização para redes sociais

O Google valoriza o sucesso do conteúdo nas redes sociais. Como assistente de SEO, o Yoast facilita a otimização do conteúdo que será exibido neles.

Essas funcionalidades não estão disponíveis na versão gratuita do Yoast SEO, mas na versão Premium. De fato, ele permite que você crie como os usuários verão seu post nas redes sociais. Não apenas quando você compartilha, mas também quando outras pessoas o fazem.

Gostou de saber mais sobre o Yoast SEO? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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