Redes sociais: como vender usando o Instagram e o Facebook

O Instagram está se tornando cada vez mais popular. Juntamente com o Facebook, são as principais redes sociais disponíveis.

O Instagram surgiu a poucos anos, e já conta com 800 milhões de usuários ao redor do mundo, 4,2 bilhões de likes contados todos os dias, 95 milhões de fotos e vídeos postados diariamente, entre outros números surpreendentes.

Uma reputação crescente, que não escapou despercebida pelas empresas. O número de anunciantes mensais dobrou desde março de 2017, atingindo a marca de 2 milhões!

Além disso, cerca de 8 milhões de empresas transformaram sua conta do Instagram em uma conta comercial. Com retornos de marketing muito interessantes.

De acordo com dados fornecidos pela empresa norte-americana, 60% dos usuários admitem ter descoberto um produto ou serviço através do Instagram. Cerca de 80% dos usuários seguem uma marca, destes, 29% acompanham as fotos e vídeos das empresas constantemente.

Em relação ao Facebook, os dados são ainda mais surpreendentes. Só para ilustrar, são mais de 2 bilhões de usuários.

Para ajudar você a entender mais sobre como vender nas redes sociais, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como funciona o recurso de vendas nas redes sociais?

Especificamente, com o recurso vendas, quando o usuário do Instagram clica em um produto marcado, ele é redirecionado para uma página de descrição do produto em questão.

A partir daí o botão “Comprar” permite que ele acesse diretamente a página dedicada do site de comércio eletrônico do comerciante.

Para contas empresariais, uma guia Loja também pode ser adicionada e conterá todos os produtos marcados no Shopping. No entanto, observe que a guia Loja aparecerá no perfil, desde que você tenha criado pelo menos nove publicações por meio de sua conta corporativa.

Vender com a biografia da sua conta do Instagram

A biografia (ou simplesmente bio) da sua conta do Instagram é muito eficaz para inserir um anúncio que irá redirecionar o usuário para o seu site, ou mesmo, qualquer outra página que você achar útil.

Além disso, você pode alterá-la a qualquer momento.

Vale destacar que não será possível adicionar um link em um comentário da publicação no Instagram. Entretanto, você pode colocar um link na descrição do seu perfil. Desta forma, você consegue promover outro site, como por exemplo um site de negócio.

Vender com os destaques de stories

Eu suponho que você já sabe o que é um storie no Instagram. Um storie é um tipo de publicação cujo objetivo é contar uma história usando fotos e mini vídeos.

Por exemplo, se você for ao supermercado para fazer suas compras, poderá fazer um storie que conte toda a sua experiencia no supermercado e falar sobre determinados produtos. Este recurso está muito na moda no Instagram.

Com isso, você pode adicionar um link na storie, vinculando a venda dos produtos que você está divulgando.

E para vender no Facebook?

A primeira pergunta que você costuma fazer é se vender no Facebook é legal.

Bem, a resposta é sim! Através de seus termos gerais de uso, o Facebook permite que você venda produtos diretamente em sua rede.

Desta forma, vender no Facebook é legal, e tão legal, que o Facebook se beneficia com isso.

Assim, através das suas ferramentas de publicidade, que veremos um pouco mais neste artigo, o Facebook oferece formas para você promover seus produtos e serviços, seja em seu próprio site ou no site do anunciante.

A rede social que é campeã em publicidade

Não é segredo que o Facebook é a rede social mais usada no mundo, com aproximadamente 2 bilhões de usuários. No Brasil, a rede social inclui nada menos que 118 milhões de usuários!

Usuários do Facebook revelam suas vidas (e isso é bom para as vendas)

A própria rede de usuários do Facebook é um verdadeiro pote de ouro para qualquer tipo de negócio que queira divulgar seus produtos.

Além disso, os clientes irão interagir com sua marca, através de curtidas e comentários. Assim sendo, os usuários podem afirmar sua afinidade com uma marca, seja sua ou de seus concorrentes.

A vantagem deste sistema é que, ao direcionar corretamente sua comunicação, você poderá alcançar uma grande massa de usuários que têm apetite por seus produtos.

Vender em uma página no Facebook

O primeiro item que você pode usar para vender no Facebook é sua própria página de fãs. Esta página de fãs inclui todos os usuários com quem você interage dentro da rede.

Integre uma loja diretamente na sua página de fãs

Para vender em uma página de fãs no Facebook, a primeira dica que posso dar é importar sua loja diretamente para sua própria página de fãs.

Para ser honesto, é improvável que você possa fazer muitas vendas diretamente desta loja. Sua vantagem é principalmente que o usuário possa ter um primeiro contato com seu catálogo de produtos sem se sentir em uma situação de compra.

Como integrar sua loja no Facebook?

Existem muitos tutoriais para ajudá-lo a integrar sua loja em apenas alguns cliques.

Além disso, se você usar soluções técnicas e-commerce (CMS) é possível que sua página receba público suficiente e você consiga direcioná-los corretamente para sua loja ou produto.

Entretanto, vale destacar que, uma página no Facebook que começa do zero, precisa de público primeiramente.

Então, antes de pensar em vender na sua página, primeiro, pense em como atrair público para essa página e, posteriormente, faça de suas postagens o seu marketing para sua loja ou produto.

Por fim, lembre-se que tanto o Facebook quanto o Instagram possuem algumas restrições para venda de certos produtos, o que pode acarretar até mesmo em banimento, em caso de violação.

Gostou de saber mais sobre como vender nas redes sociais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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