Diferenças entre inbound marketing e outbound marketing

Inbound marketing e outbound marketing (marketing de entrada e saída) são termos que você vê cada vez com mais frequência. Mas, quais são as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing? Neste sentido, há muita incerteza sobre estes conceitos.

Enquanto no outbound o foco está em divulgar sua mensagem de marketing para chamar a atenção do consumidor, o inbound marketing visa atrair clientes de forma natural.

Assim sendo, neste blog, explicamos as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing, bem como, o efeito de ambas as formas de marketing. Confira!

Diferenças entre inbound marketing e outbound marketing: Tudo sobre!

Observando as atuais tendências do marketing digital, pode-se dizer que os consumidores estão ganhando cada vez mais poder.

Isso força os profissionais de marketing a mudar seu foco do marketing, que gira em torno de tentar empurrar produtos e serviços goela abaixo dos consumidores, para o marketing que gira em torno do cliente e de suas necessidades.

Através do desenvolvimento desta tendência, temos a necessidade de compreender bem as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing. Assim sendo, a seguir, vamos destacar cada uma destas formas de marketing:

·         Inbound marketing

O inbound marketing é uma forma relativamente nova de marketing, em que o cliente (potencial) é central. O objetivo desta forma de marketing é criar leads, inspirando as pessoas e fornecendo respostas às perguntas que surgem dentro do seu público-alvo.

Deste modo, ao distribuir conteúdo valioso, os consumidores são naturalmente guiados para o seu negócio. O inbound marketing é, portanto, especificamente sobre a atenção merecida.

Pelo fato de você poder ajudar os consumidores com seu conteúdo, eles virão até você, e assim, você poderá convertê-los com a estratégia de marketing digital certa.

Em outras palavras, o inbound marketing trata da distribuição de conteúdo de valor. Isso pode ser feito de muitas maneiras diferentes, como:

  • Escrevendo blogs.
  • Criando vídeos.
  • Otimizando textos da web e páginas de produtos para mecanismos de pesquisa (SEO).

Estas são todas técnicas que precisam ser aplicadas com sucesso para criar leads de forma natural. Assim sendo, o inbound marketing é uma forma de “pull marketing”, com o objetivo de inspirar o (potencial) cliente, distribuindo conteúdo valioso.

Os consumidores que procuram essas informações encontrarão seu conteúdo naturalmente. Como o conteúdo atende às necessidades do consumidor, você atrai esse consumidor como um ímã, por assim dizer.

Dessa forma, você ganha a atenção do cliente em vez de comprar essa atenção. Afinal, você dá ao consumidor algo valioso, no qual ele está realmente interessado.

Por fim, se você continuar a compartilhar conteúdo estruturalmente valioso dentro do seu nicho de mercado, novos consumidores continuarão a surgir para a sua empresa. É por isso que o efeito do inbound marketing é muito mais sustentável do que o outbound marketing.

O efeito de uma campanha publicitária de outbound marketing desaparece imediatamente assim que você para de anunciar, enquanto um blog ou página de destino continua a se classificar no mecanismo de pesquisa e, portanto, será encontrado sempre que um consumidor o pesquisar.

·         Outbound marketing

A maioria das pessoas conhece o outbound marketing como a forma tradicional de marketing, em que você, como empresa, busca o consumidor. Neste sentido, abordar ativamente o grupo-alvo, com diferentes mensagens, serve como um meio de criar leads.

O outbound marketing frequentemente envolve atenção especial. Você não espera que os consumidores venham até você, mas sim, você vai até eles. Essa forma de marketing pode ser muito eficaz no curto prazo, mas custa muito dinheiro.

Deste modo, com o outbound marketing, você mesmo procura ativamente novos clientes potenciais. Existem vários métodos para isso, sendo que, o mais conhecido deles é a publicidade antiquada: Telemarketing, anúncios de TV, anúncios online, e-mail marketing, entre outros.

Na verdade, o outbound marketing funciona de forma que a pessoa que investe mais dinheiro e, portanto, pode gritar mais alto, recebe mais atenção do consumidor.

Assim sendo, com o outbound marketing, você atrai a atenção do consumidor ao divulgar sua mensagem de marketing por meio de canais de mídia pagos.

Entretanto, vale destacar que, o efeito do outbound marketing vem diminuindo nos últimos anos. Afinal, os consumidores são expostos a milhares de mensagens publicitárias todos os dias. Esta é uma das principais diferenças entre inbound marketing e outbound marketing!

Um consumidor não pode mais processar todas essas mensagens. Por causa disso, está se tornando cada vez mais difícil para as empresas chamar a atenção do consumidor.

Além disso, os consumidores também acham preocupante quando são constantemente incomodados com todos os tipos de mensagens publicitárias, pelas quais, não estão interessados. Isso fica evidente nas seguintes estatísticas:

  • Cerca de 86% dos comerciais de TV são pulados pelos consumidores. Isso coincide com desenvolvimentos como Netflix, vídeo sob demanda e YouTbe.
  • Cerca de 91% dos consumidores cancelam a assinatura de listas de discussão.
  • Cerca de 44% da mala direta nunca é aberta.
  • A maioria dos consumidores não que receber ligações de telemarketing.

Assim sendo, além do fato de que os consumidores tentam ignorar as mensagens de marketing push, outro desenvolvimento importante está em andamento: Os consumidores orientam-se quase exclusivamente por meio do canal online.

Na verdade, 60% do ciclo de vendas termina antes que um comprador potencial entre em contato com uma empresa. Em outras palavras, você não pode mais usar o outbound marketing para apenas chamar a atenção de um potencial consumidor.

Qual forma devo escolher?

A principal diferença entre essas duas formas de marketing, portanto, é a maneira como você deseja atingir o cliente. Com o inbound, você trabalha sua estratégia de marketing distribuindo conteúdo valioso, que leva naturalmente o consumidor ao seu produto ou serviço.

Já com o outbound marketing, você realmente quer trazer o cliente até a sua marca. Neste sentido, é importante destacarmos uma das principais diferenças entre inbound marketing e outbound marketing!

Com o inbound marketing, você tem certeza de que as pessoas que acessam seu conteúdo estão procurando exatamente por este tipo de conteúdo. Frequentemente, estas pessoas desejam encontrar uma resposta para suas perguntas.

Se você é quem pode fornecer essa resposta, é provável que o visitante fique por perto e talvez se converta. Assim sendo, essa forma de marketing é muito sustentável: Há uma boa chance de que esse cliente volte para você mais tarde.

Entretanto, o processo para definir qual forma de marketing é mais adequada para você depende de vários fatores. Isso ocorre, pois, cada situação é diferente e requer uma abordagem diferente.

Claro que existem diretrizes. Neste sentido, o outbound marketing é o mais adequado para promoções de curto prazo ou resultados diretos. Para uma estratégia de longo prazo, na qual a empresa pretende se tornar uma autoridade na área, o inbound marketing já é mais adequado.

Deste modo, apesar das diferenças entre inbound marketing e outbound marketing, estas duas formas de marketing se complementam perfeitamente.

Conclusão

Ao longo deste artigo, nós discutimos as principais diferenças entre inbound marketing e outbound marketing. Por fim, podemos destacar que o inbound marketing é uma forma de marketing em que você conduz naturalmente o consumidor com conteúdo valioso.

Com o outbound marketing, você procura ativamente pelos clientes, para obter resultados mais rápidos. Mas, ao contrário do inbound marketing, você não sabe se o cliente está esperando sua mensagem ou não.

Portanto, escolha conscientemente a sua estratégia de marketing, trabalhando com base em um planejamento claro! E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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