O que é Branding? Qual a importância de uma identidade visual?

O que é branding? Branding é um meio de distinguir produtos, serviços ou organizações. Literalmente, a palavra é derivada d o termo nórdico antigo “brandr”, que significa “marcar”, porque, marcar era o meio pelo qual os proprietários de gado distinguiam seus animais uns dos outros.

Deste modo, se você também quer saber mais sobre o que é branding, então, confira o nosso artigo de hoje! Vamos lhe apresentar tudo sobre branding!

O que é Branding?

 

Branding é um instrumento de marketing. Essencial no branding é a ambição de criar conscientemente um grupo de associações distintas e exclusivas, entre grupos-alvo relevantes.

Em outras palavras, esta é a marca, que consiste principalmente em criar conscientemente uma imagem desejada, a fim de alcançar uma posição favorável dentro de um nicho de mercado.

Ao mencionarmos o termo branding, muitas pessoas pensam imediatamente em um logotipo, mas, dominar o que é branding vai muito além disso. O branding se aplica a todas as atividades em que sua marca é exibida para criar mais consciência para sua empresa.

A intenção, portanto, não é fazer um cliente em potencial agir diretamente, mas sim adquirir um lugar em sua cabeça. Pense sobre:

  • Cores.
  • Logotipo.
  • Estilo de fonte.
  • Estilo de comunicação.
  • Tom de voz.

 

Assim sendo, ao oferecer uma experiência consistente ao cliente, torna-se mais fácil para os clientes escolherem você. Portanto, você implementa os aspectos acima em todos os lugares:

 

  • Site e blog.
  • E-mail marketing.
  • Mídia social.
  • Cartazes publicitários.
  • Anúncios digitais no Facebook Ads e Google Ads.
  • Entre outros.

 

Por fim, branding é a imagem e sentimento total que os clientes têm da sua empresa, produto ou marca. Entretanto, muitas empresas subestimam este valor de marca.

Neste sentido, para que você possa compreender melhor o que é branding, abaixo iremos apresentar 13 razões, pelas quais, o branding é tão importante!

Qual a importância de uma identidade visual?

 

Trabalhar na construção de uma marca sólida parece ser o desafio, especialmente para muitos jovens comerciantes e empreendedores.

Neste sentido, entretanto, além de considerações como a sensibilidade da marca, ao escolher uma estratégia de branding, uma organização deve primeiro se perguntar se há motivação estratégica para diferenciar produtos ou serviços, no longo prazo, e assim, colher os benefícios.

Isso inclui os grandes investimentos que a construção de uma marca exige, em termos de produção, produtividade, pesquisa e desenvolvimento, mas também em marketing, comunicação e pesquisa de marketing. Portanto, a importância do branding está em:

1.    A marca garante reconhecimento

 

As pessoas tendem a querer fazer negócios com empresas que reconhecem. Se sua marca for consistente e fácil de identificar, seus clientes serão mais atraídos para sua empresa se quiserem fazer uma compra. Deste modo, dominar o que é branding torna sua marca familiar e confiável.

2.    A marca o distingue de seus concorrentes

 

É muito importante se diferenciar no seu mercado. Neste sentido, está se tornando cada vez mais difícil conseguir distinção apenas com seu produto ou preço. Com o branding, você é capaz de se posicionar de forma totalmente única.

3.    A marca diz algo sobre o seu DNA

 

As pessoas preferem fazer negócios com outras pessoas. Assim sendo, certifique-se de que sua marca seja consistente com o DNA e os valores de sua empresa.

4.    Sensibilidade à marca

 

Um dos aspectos essenciais de uma estratégia de marketing digital é o grau de sensibilidade do produto ou serviço à marca. Isso determina, em grande parte, se a marca é útil.

Neste sentido, pesquisas mostram que os clientes são mais influenciados por uma marca em determinados produtos ou serviços do que em outros. Essa sensibilidade da marca está relacionada a dois fatores:

    • Até que ponto os clientes podem estimar, antes de fazer sua compra, se o produto ou serviço atenderá às suas expectativas.
    • O grau em que os compradores podem derivar de uma certa identidade de branding.

5.    A marca dá direção e motivação à sua equipe

 

Se você tem clareza sobre o que defende, com sua marca e com sua empresa, esta é a base para sua equipe. Eles precisam se sentir em casa e isso lhes diz como trabalhar para atingir os objetivos.

6.    Branding fornece embaixadores

 

As pessoas adoram contar aos outros sobre marcas ou empresas de que gostam. As pessoas usam marcas, comem marcas, ouvem marcas e estão constantemente tentando se associar a uma marca e convencer os outros de que essa marca é a melhor!

7.    A marca ajuda a gerenciar as expectativas de seus clientes

 

Se sua marca for consistente e clara, seus clientes saberão o que você representa e assim, o que eles podem esperar de você. Isso torna mais fácil responder às suas necessidades e desejos do seu público-alvo.

8.    Portfólio de marcas

 

Uma marca é mais fácil de gerenciar e, portanto, preferida para muitas organizações. Mas, às vezes várias marcas são necessárias e um portfólio de marcas é criado com marcas, cada uma com sua posição específica para grupos-alvo específicos.

Claro, ao dominar o que é branding, você verá que um portfólio de marcas requer capacidade extra na forma de, por exemplo, gerenciamento de marca, mas também há vantagens:

    • Maior chance de os compradores comprarem um produto do portfólio.
    • Economias de escala.
    • Benefícios estratégicos.
    • Distribuição de riscos.

9.    Branding traduz a promessa do cliente

 

Se você acertar, sua marca é a tradução emocional da promessa que você faz aos clientes. Este é um dos aspectos mais relevantes sobre o que é branding!

10. A marca fornece clareza e foco

 

Graças ao branding, é muito claro onde está o foco da sua estratégia de negócios. Todos os seus objetivos devem estar alinhados com o desenvolvimento constante da sua marca, para que você possa sempre verificar se algo se encaixa ou não na sua marca.

11. A marca cria um vínculo emocional

 

Talvez o mais importante seja que, com o branding, você pode construir um vínculo emocional com seu cliente. Um comprimento de onda que você não pode alcançar com apenas um logotipo ou um nome. Assim sendo, com a sua marca, você cria uma conexão real com seus clientes.

12. A marca é extremamente lucrativa a longo prazo

 

Depois de ter uma marca forte, você pode evoluir muito com seu modelo de negócios. Isso ocorre, pois, é muito mais fácil comercializar novos produtos, recrutar novos clientes, funcionários, ou ainda, expandir seu marketing.

13. Gestão de marca

 

Você não apenas constrói uma marca forte. Isso requer muito trabalho e investimento. Assim sendo, a gestão da marca é fundamental, pois, esta é a totalidade das atividades que você realiza para construir e desenvolver sua marca.

Isso inclui pesquisa, mas especialmente pensar e desenvolver uma estratégia e um plano para dar corpo à sua estratégia de comunicação e todos os outros instrumentos.

Conclusão

 

Cada vez mais, o branding é algo que acontece online. Neste sentido, ao dominar o que é branding, você verá que a identidade da marca ganha forma online, sendo que, produtos e serviços são comunicados e posicionados online.

As redes sociais são cruciais para isso. Eles fazem ou quebram marcas. Além disso, elas também invertem um paradigma do marketing: Não há mais os “donos da marca”, mas sim, os fãs da marca, que estão no controle.

Deste modo, atualmente, a construção do branding é feita através do seu público-alvo. Isso significa, entre outras coisas, que a base para a gestão da marca requer um conhecimento profundo, por exemplo, do perfil tecnográfico dos grupos de clientes no seu nicho de mercado.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é branding, então, continue em nosso site e confira muito mais!  

Posts Recentes

Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.