As redes sociais são ótimos canais de comunicação. Tanto a quem as usa de forma recreativa, para conectar-se a amigos e familiares, quanto para quem possui um empreendimento e deseja gerar vínculos maiores e mais fortes com seu público-alvo. Uma das formas mais eficazes de estreitar esses vínculos é através de posts para redes sociais.
Dependendo do teor das postagens, é possível gerar um engajamento positivo e dinâmico. Contudo, se feito indevidamente, acarretará efeito contrário: uma enxurrada de críticas, reclamações e acusações contra sua marca. Portanto, antes de compartilhar qualquer coisa com seus seguidores, trace um plano de conteúdo eficiente e realista.
Pense também que há uma variedade de perfis postando, diariamente, conteúdos fantásticos e você precisará ser criativo e constante para chamar a atenção dos usuários às suas publicações. Confira abaixo as principais dicas de como deixar seus posts para redes sociais mais atrativos e com um conteúdo que gere bastante engajamento:
Mantenha uma boa frequência de postagens
Não adianta produzir bom conteúdo mas não estabelecer uma boa frequência de postagens. Os usuários gostam de novidades e quanto mais conteúdo for compartilhado, mais usuários chegarão ao seu perfil, aumentando o engajamento em seus posts.
Defina uma média de postagem por semana e, em seguida, siga religiosamente com o estipulado.
Compartilhe conteúdo de qualidade
Tenha sempre o cuidado em elevar a qualidade dos seus posts para redes sociais. Compartilhe textos que contenham escrita impecável e transmitam uma mensagem relevante.
Lembre-se sempre que você estará relacionando esse texto ao produto ou serviço que oferece, sendo assim, dê máxima atenção a essa questão, pois ela pode alavancar ou emperrar seu negócio.
É importante delimitar bem quem é seu público-alvo, uma vez que essas postagens serão direcionadas a ele e, nelas, devem constar informações específicas aliadas à linguagem padrão do seu tipo de persona.
Instigue os seguidores a interagir com suas postagens
Produzir posts para redes sociais é algo a desenvolvido com certa estratégia. Profissionais de marketing de conteúdo usam bastante uma ferramenta chamada CTA (call to action) para chamar a atenção dos seguidores à mensagem contida no post.
Exemplos de CTA são aquelas famosas frases que lemos no fim de algumas postagens como: “curta, comente e compartilhe”, “marque aqui seu amigo que se identifica com a história”, “deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto”, dentre outras.
Integre essa estratégia às suas postagens e perceba como o engajamento do público aumentará.
Mantenha-se atualizado sobre as principais notícias da sua área de atuação
Uma outra maneira de atrair mais seguidores, é compartilhar com eles notícias sobre assuntos atuais relacionados à sua esfera de atuação.
Por exemplo, caso surja um assunto que virou tendência ou que as pessoas estão comentando muito, fale sobre ele. Posicione-se em relação ao acontecido e faça isso enquanto a notícia ainda estiver na boca do povo, para aproveitar o engajamento do público.
Contudo, evite ao máximo entrar em discussões polêmicas e desnecessárias, uma vez que isto só atrairá atenção negativa para seu empreendimento.
Utilizando as estratégias acima, seus posts para redes sociais serão bem mais dinâmicos e interessantes, aumentando o tráfego de usuários para o perfil do seu negócio e colocando o nome da sua marca na boca do povo!