React Native para desenvolvimento mobile: Por que usar?

React Native para desenvolvimento mobile: Por que usar?

O React Native para desenvolvimento mobile é uma estrutura de código aberto, para programadores que queiram programar aplicativos móveis baseados em JavaScript.

Assim sendo, a tecnologia permite que os desenvolvedores criem aplicativos de sensação nativa entre plataformas iOS e Android.

Portanto, o desenvolvimento pode ser feito a partir de um conjunto de código-fonte, para ambas as plataformas móveis, sendo que, a qualidade e o desempenho não são afetados.

Assim sendo, neste artigo, explicaremos por que o React Native para desenvolvimento mobile é uma ótima maneira de criar aplicativos iOS e Android eficientes e de alto desempenho. Confira!

React Native para desenvolvimento mobile: O que é?

Conforme já mencionamos, o React Native é uma linguagem de programação que permite aos desenvolvedores construir aplicativos móveis de plataforma cruzada, usando JavaScript.

Deste modo, com o React Native, um aplicativo pode ser desenvolvido uma vez e, em seguida, implantado no iOS e no Android. Embora os aplicativos sejam escritos em JavaScript, eles usam as funções nativas do dispositivo.

Isso significa que o aplicativo parece e funciona como você está acostumado em sua própria plataforma. Para isso, essas funções são combinadas com JavaScript. Os aplicativos são totalmente nativos e, portanto, sempre funcionam bem.

Vale destacar ainda, que, o React Native para desenvolvimento mobile foi criado pelo Facebook e baseado no React, a biblioteca JavaScript do Facebook.

Ao contrário do puro React, o Native foca especificamente em plataformas móveis, em vez de navegadores. Assim sendo, este framework visa tornar o desenvolvimento de aplicativos mais rápido e claro.

React Native para desenvolvimento mobile: Por que usar?

Uma vantagem geral de trabalhar com uma estrutura React Native para desenvolvimento mobile é que os desenvolvedores podem usar peças pré-construídas para criar um aplicativo.

Isso economiza muito tempo de desenvolvimento. É como ter uma loja de ferragens disponível, em vez de ter que cortar e lixar você mesmo. Além disso, há uma série de outras vantagens que diferenciam o React Native de outros frameworks. Listamos para você:

·         React Native tem suporte para iOS e Android desde o início

Enquanto o desenvolvimento tradicional de um aplicativo iOS (Swift) e Android (Java) requer a construção de dois aplicativos do zero, o React Native permite que os desenvolvedores desenvolvam aplicativos simultaneamente, a partir de uma base de código para iOS e Android.

Isso economizará muito tempo durante o desenvolvimento dos aplicativos. Além disso, a manutenção dos aplicativos torna-se mais barata e ágil, pois os desenvolvedores não precisam fazer o mesmo trabalho duas vezes.

Vale destacar que, pelo menos 90% da base de código pode ser compartilhada para ambas as plataformas (dependendo das funcionalidades do aplicativo).

·         Economize tempo valioso ao criar construções de produção

Se você deseja publicar seu novo aplicativo na Apple App Store e Android Play Store, normalmente é necessário configurar e gerar esse aplicativo por meio do software Xcode e Android Studio da Apple. Este processo requer muita configuração e tempo dos desenvolvedores.

Mas, se você escolher construir o aplicativo usando o React Native para desenvolvimento mobile, esta ferramenta permite que os desenvolvedores criem construções independentes para iOS e Android com um único arquivo de configuração.

Com um único comando, eles podem deixar o React Native para desenvolvimento mobile fazer o trabalho pesado, fazendo com que ele gere os novos builds para iOS e Android.

Esse processo leva menos tempo. Esse tempo pode ser gasto no desenvolvimento de novos recursos para seu aplicativo. Dessa forma, você obtém mais pelo seu dinheiro.

·         Com sensação e desempenho nativos

O React Native difere das estruturas híbridas devido ao potencial de desenvolvimento móvel com sensação nativa. Estruturas híbridas alternativas, como Cordova e Ionic, usam visualizações da web para renderizar um aplicativo.

Desta forma, você pode, simplesmente, criar um site na forma de aplicativo. Isso torna o aplicativo utilizável em uma variedade de plataformas, mas geralmente tem um efeito negativo no desempenho e na operação dos elementos da interface do usuário.

Com isso, o uso nem sempre parece “suave” e os problemas de desempenho aumentam com o desenvolvimento de aplicativos complexos.

Neste sentido, o React Native para desenvolvimento mobile não assume visualizações da web. A interface do usuário é renderizada com base em visualizações nativas. Isso torna um aplicativo React Native indistinguível de aplicativos feitos com Swift ou Java.

Deste modo, isso oferece muito potencial para o desenvolvimento de experiências de usuário suaves e tranquilas. Portanto, o React Native para desenvolvimento mobile vence com as técnicas híbridas nesta área.

·         Publique atualizações para seus aplicativos mais rapidamente

Depois que seu aplicativo for publicado na Apple App Store e Android Play Store, você provavelmente desejará adicionar novos recursos e melhorar as funcionalidades.

Normalmente, isso requer passar por todo o progresso de compilação novamente e enviar versões atualizadas de seus aplicativos para as lojas de aplicativos.

Posteriormente, a aprovação pela Apple ou Android pode demorar muito. Depois disso, os aplicativos atualizados precisarão ser reinstalados manualmente pelos usuários.

Neste sentido, o React Native para desenvolvimento mobile oferece a vantagem de que atualizações para seus aplicativos podem ser desenvolvidas e publicadas mais rapidamente. Isso ocorre por meio de atualizações OTA (Over The Air).

Assim sendo, quando uma atualização está pronta para produção, você pode publicar o recurso facilmente. Com isso, ele minimiza o código para a atualização e faz o upload rapidamente.

A nova atualização é baixada de forma assíncrona enquanto o usuário está usando o aplicativo. Isso significa que a atualização estará disponível para o usuário na próxima vez que ele iniciar o aplicativo. Portanto, o aplicativo não precisa ser atualizado manualmente por meio da loja.

Assim sendo, isso economiza muito tempo e facilita o desenvolvimento e a publicação de atualizações para o seu aplicativo.

·         Fácil de usar

Para desenvolvedores com experiência em desenvolvimento móvel, o React Native é surpreendentemente fácil de trabalhar. A estrutura inclui ferramentas de desenvolvedor poderosas, mensagens de erro úteis e ferramentas de depuração inteligentes.

·         Suportado pelo Facebook

O papel ativo do Facebook é benéfico para o crescimento da estrutura. Neste sentido, o Facebook oferece aos desenvolvedores espaço e orçamento para desenvolver o React Native.

Além disso, é claro que também é usado pelo próprio Facebook, o que resulta em grandes casos de uso e uma montanha de dados de teste relevantes.

Se o Facebook decidir parar de usar React ou React Native, então, por causa da licença do MIT, todos estão autorizados a continuar o trabalho.

Dada sua popularidade atual, isso certamente acontecerá. O React Native, portanto, se beneficia do Facebook, mas ao mesmo tempo não depende dele.

·         Você só precisa de um tipo de desenvolvedor para manter seus aplicativos

Se você deseja desenvolver e manter seus aplicativos internamente, precisa de um desenvolvedor iOS (Swift) e um desenvolvedor Android (Java), o que pode custar muito dinheiro.

Neste sentido, uma das grandes vantagens dos aplicativos React Native é que você não precisa contratar desenvolvedores de aplicativos móveis, pois, você só precisa de um desenvolvedor JavaScript para construir e manter ambos os aplicativos.

A maioria dos desenvolvedores de front-end tem amplo conhecimento de JavaScript e pode, portanto, trabalhar nos aplicativos com React Native. Esses desenvolvedores também podem manter seu site. Portanto, esta é uma solução muito econômica para sua empresa.

·         Desenvolvimento mais rápido, uso eficiente de recursos e custos mais baixos

Por fim, se você criar seus aplicativos com React Native para desenvolvimento mobile, terá mais retorno para seu investimento.

Ao mesmo tempo, você pode monitorar o progresso do desenvolvimento mais de perto e disponibilizar novas funções para os usuários mais rapidamente. Assim sendo, com o React Native, você pode criar aplicativos de negócios valiosos a um custo menor.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o React Native para desenvolvimento mobile, então, continue em nosso site e confira muito mais!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.

Rua Voluntários da Pátria, 560 Conj. 303 • São Paulo - SP • 11 2251.1188