React Native e Flutter: Quais as diferenças?

React Native e Flutter: Quais as diferenças?

O número de agências de aplicativos móveis que usam React Native e Flutter está aumentando. Isso ocorre, pois, o desempenho do aplicativo fica bom, o tempo de desenvolvimento é menor e, portanto, os custos para o desenvolvimento de aplicativos se tornam consideravelmente menores.

Mas, quais são as diferenças entre o React Native e Flutter? Qual é o melhor? Você verá mais sobre isso em nosso artigo de hoje! Confira!

React Native e Flutter: Quais as diferenças?

Para analisarmos as diferenças entre o React Native e Flutter, vamos abordar como um deles separadamente! Assim sendo, começamos com o React Native!

·         React Native

O React Native é uma biblioteca JavaScript do Facebook, que é útil para acelerar as interfaces do usuário. Ele pode combinar diferentes componentes de Java, Swift e Objective-C para desenvolver uma UI (User Interface).

Assim sendo, os desenvolvedores de aplicativos, podem integrar facilmente aplicativos móveis de terceiros e reutilizar o código escrito para uma plataforma específica.

Se você olhar a interface de usuário do React Native do Facebook, entenderá como foi concebida e desenvolvida de maneira linda. Embora tenha sido originalmente projetado para suportar apenas a plataforma Apple iOS, agora também pode ser usado na plataforma Google Android.

o   Vantagens do React Native

Uma grande vantagem é que o React Native é uma estrutura de aplicativo híbrida para o desenvolvimento. Ele oferece alto desempenho comparável a um aplicativo nativo real.

Neste sentido, é bastante diferente de outras plataformas móveis, como Cordova e Ionic. Assim, você pode ter aplicativos móveis poderosos desenvolvidos, sem a necessidade de ter experiências viscosas em programação.

Caso haja um recurso que ainda não seja compatível com a biblioteca do React Native, os desenvolvedores de aplicativos podem desenvolver seu próprio módulo nativo na linguagem apropriada.

Assim sendo, as agências de aplicativos móveis e seus clientes não precisam mais se preocupar com aplicativos em plataformas diferentes, mas a mesma base técnica pode ser usada para a plataforma Google Android e Apple iOS.

Isso ocorre, pois conforme já mencionamos, os componentes do React Native são projetados para serem compatíveis com qualquer plataforma nativa.

Por exemplo, os componentes no React Native nos permitem desenvolver um aplicativo que tenha uma aparência consistente e uma sensação de usuário profissional.

Vale destacar ainda, que, o desenvolvimento de aplicativos móveis melhorou drasticamente nos últimos anos. Muitos dos principais desenvolvedores de aplicativos móveis de diferentes partes do mundo estão mudando para uma solução de plataforma cruzada.

Assim sendo, devido ao desenvolvimento mais rápido, tempo de carregamento rápido e capacidade de reutilização do código, podemos esperar que esse framework cresça rapidamente nos próximos anos, começando em 2021.

Neste sentido, aqui estão algumas das razões pelas quais acreditamos que o React Native é o futuro do desenvolvimento de aplicativos híbridos:

§  Componentes reutilizáveis

A maior vantagem do React Native é que os desenvolvedores de aplicativos podem usar o código que já foi escrito para outro sistema operacional. Deste modo, qualquer empresa que use o React Native pode economizar muito tempo e esforço.

§  Desenvolvimento de aplicativos eficiente

O React Native traz mais eficiência ao desenvolvimento de aplicativos, pois traz o ritmo e a adaptabilidade do desenvolvimento da Web padrão para um ambiente híbrido. Devido à sua estrutura baseada em componentes, oferece uma melhor experiência ao usuário.

§  Compatibilidade com aplicativos de terceiros

O React Native permite a integração com aplicativos de terceiros, de forma que haja um desempenho suave e agradável entre aplicativos móveis no smartphone ou tablet de alguém.

§  Interface do usuário totalmente funcional

A melhor coisa sobre React Native é o UI Centric. Assim sendo, se você comparar o React Native com, por exemplo, MeteorJS ou AngularJS, verá que o React Native dá a impressão de uma biblioteca JavaScript e não de uma estrutura.

Portanto, a interface do usuário desenvolvida em uma estrutura React Native pode reduzir drasticamente o tempo de carregamento, aumentando assim a velocidade do aplicativo.

·         Flutter

Na relação entre o React Native e Flutter, agora vamos focar no Flutter! Neste sentido, o Google lançou recentemente o Flutter, que é um novo kit de ferramentas de criação de aplicativos móveis.

Embora o nome não pareça muito promissor, ele oferece uma grande vantagem: Graças ao Flutter, você escreve código para aplicativos para dispositivos iOS e Android.

Assim sendo, o Flutter permite que os programadores escrevam código de forma mais rápida e eficiente. Isso significa que você não precisa mais reescrever o código para outra plataforma.

O Google pode ter criado o Flutter, mas decidiu que ele tinha que se tornar um kit de ferramentas de código aberto. Como resultado, centenas (e no futuro talvez milhares) de desenvolvedores contribuem para os projetos uns dos outros, compartilhando código entre si.

Se você programa via Flutter, pode usar as ferramentas padrão do Android e iOS. Todos os sistemas operacionais subjacentes também podem ser usados. Considere, por exemplo, o código e a interface do usuário que você escreve em Swift, Objective-C, Kotlin e Java.

Além disso, os diversos widgets garantem que todos os pixels na tela possam ser controlados. Neste sentido, o Flutter pode ser integrado a aplicativos existentes.

o   Vantagens do Flutter

O fato de o Flutter poder ser integrado aos aplicativos existentes o torna um kit de ferramentas mais ágil. Isso economiza trabalho duplo dos programadores.

Além disso, com o Flutter você pode ver em tempo real quais alterações no código do aplicativo têm quais efeitos. O Google apelidou isso de “Stateful Hot Reload”.

Os programadores adoram esta funcionalidade, porque, deste modo não precisam reiniciar um aplicativo, sendo que, eles sempre podem desfazer certas alterações e a implementação da interface do usuário é muito mais rápida.

Vale destacar ainda, que, programar um aplicativo para iOS e Android com Flutter é cerca de 1,7 vezes mais rápido do que com outros sistemas. A implementação de recursos é muito mais rápida e exige menos esforço.

Isso ocorre, pois, com o Flutter, a comunicação entre as equipes de programação melhora à medida que trabalham juntas em um projeto. Isso leva à união das equipes.

Portanto, em geral, pode-se dizer que o Flutter é uma ferramenta de programação de aplicativos de boa qualidade e que é mais rápida do que com outros kits de ferramentas.

Além disso, o DART, a linguagem de programação do Flutter, é uma linguagem de programação moderna e fácil de aprender. Neste sentido, cerca de setenta por cento do código-fonte é compartilhado e reutilizado, o que pode economizar ainda mais tempo no futuro.

Conclusão

Não há um vencedor, pois, React Native e Flutter são ótimos kits de ferramentas para criar aplicativos, cada um com suas especificidades!

Em relação ao Flutter, a principal vantagem é a economia de tempo e facilidade de uso: É possível programamos nada menos que 1,7 vezes mais rápido que o normal.

A propósito, não só economizamos tempo ao escrever código, mas também em testes de qualidade e compilação de dados. As equipes também trabalham melhor juntas com o Flutter.

Neste sentido, por ser um kit de ferramentas de código aberto, o código é compartilhado e os aplicativos podem ser desenvolvidos mais rapidamente no futuro.

Isso já é de muito valor agregado e, em nossa opinião, razão suficiente para continuar a acompanhar os desenvolvimentos em torno do Flutter.

Já o React Native tem sido cada vez mais adotado pelos desenvolvedores nos últimos anos e esperamos que sua popularidade aumente muito nos próximos meses.

Além disso, existem vários fatores importantes que trazem benefícios ao React Native. Por exemplo, ele é altamente escalável e pode ser usado no desenvolvimento de aplicativos móveis. É uma das melhores estruturas de JavaScript que você pode usar como desenvolvedor de aplicativos.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre React Native e Flutter, então, continue em nosso site e confira muito mais!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Receba mais conteúdo
Se inscreva em nosso newsletter e receba mais conteúdo antes de todos, fresquinho saindo do forno.

Rua Voluntários da Pátria, 560 Conj. 303 • São Paulo - SP • 11 2251.1188