Plano de marketing digital de sucesso: Como fazer?

Com um plano de marketing digital de sucesso, você atinge seu público-alvo com a mensagem certa, no momento certo. Dessa forma, você não apenas oferece uma melhor experiência para seus potenciais clientes, mas também, aumenta a chance de conversão.

Assim sendo, use as dicas deste artigo de blog para aprender como formular um plano de marketing digital de sucesso, com objetivos concretos. Confira!

Plano de marketing digital de sucesso: Como fazer?

·         Inventário da sua situação online atual

Para começar, se você já tem um negócio online, vamos olhar para o ano passado: O que funcionou bem (uma vez ou estruturalmente)? O que não deu certo? Liste e mapeie estes aspectos. Você pode precisar de algumas entrevistas ou conversas para este ponto.

Após isso, verifique qual é a sua situação existente. Uma verificação da situação existente ajuda imediatamente a revisar a situação atual.

Por exemplo, talvez seu site já esteja em boa forma, mas você está gastando muito dinheiro com o Google Ads, o SEO está escorregando um pouco em comparação com seus concorrentes e seu e-mail já está devidamente organizado!

Neste sentido, com um plano de marketing digital de sucesso, você irá mapear estes pontos, permitindo que você aborde todos eles de uma maneira mais estruturada, muitas vezes removendo uma pressão desnecessária da sua organização.

·         Defina as metas

Após mapear sua situação, é extremamente importante determinar seus objetivos para a elaboração de um plano de marketing digital de sucesso. Assim sendo, considere pontos, como:

  • Quando seus esforços de marketing são bem-sucedidos?
  • Quando não?
  • Quantas solicitações de cotação você precisa por mês?
  • Quantos formulários de contato preenchidos você precisa por dia?
  • Quantos registros, chamadas telefônicas, pedidos de loja online ou outras metas alcançadas são necessárias para atingir seus objetivos gerais de negócios?

Assim sendo, para medir e mapear visualmente estes dados, você pode usar ferramentas como o Google Analytics e Gerenciador de tags do Google.

·         Análise SWOT

Faça uma análise dos pontos fortes e fracos de sua abordagem online. Usar um SWOT para suas promoções online é frequentemente uma ferramenta importante dentro de um plano de marketing digital de sucesso.

Dessa forma, você determina no que já pontuou bem, o que precisa ser melhorado e o que não é realmente importante ajustar imediatamente.

Isso muitas vezes também resulta em projetos maiores, por exemplo, atualizar o CRM total, configurar uma visão integrada do cliente em todos os canais, começar com marketing de conteúdo, melhorar a marca / identidade corporativa ou lidar com a infraestrutura digital de pagamentos.

Assim sendo, se você deseja uma transformação digital completa, você coloca o digital no centro de sua estratégia e volta à prancheta e aborda as coisas de forma mais ampla e estratégica.

·         Determine as metas intermediárias

Além dos objetivos mais difíceis, dentro de um plano de marketing digital de sucesso, é importante formular objetivos intermediários ou “conversões fáceis”.

Neste sentido, pense em downloads de folhetos, registro de novos contatos em sua estrutura de e-mail marketing, solicitações de retorno de chamada ou o número médio de visitantes em seu site por mês. Esses dados são cruciais para implantar o incentivo e a automação de leads.

·         Finanças: Determine o quadro de custos e receitas

Qual é o custo do seu plano de marketing digital de sucesso? E quais são os benefícios deste pano? Neste sentido, faça uma estimativa. Em seguida, você pode ver as prioridades e ajustar o plano novamente. Coloque isso na seção financeira do plano.

Para isso, você precisa fazer alguns cálculos financeiros: Pense no valor do tempo de vida do cliente e no lucro por cliente para justificar os investimentos na aquisição de leads.

Também faça uma lista de despesas e uma lista de receitas. Por exemplo, quanto custa a campanha promocional e quanto isso gera em números de tráfego, clientes, valor de cada cliente e lucro potencial.

·         Mapeie a jornada do cliente

A jornada do cliente é a jornada que começa no momento em que o cliente entra em contato pela primeira vez com sua empresa, até o momento em que ele se torna um cliente fiel, em que o cliente faz uma compra repetida.

Assim sendo, com base nos dados coletados sobre a jornada do cliente, você pode otimizar seus esforços de marketing e adaptá-los melhor às necessidades do seu plano de marketing digital de sucesso. Com isso, você terá uma visão mais profunda de todos os detalhes da jornada do cliente.

·         Use os canais de marketing certos

Para atingir seus objetivos, é importante que você use os canais de marketing certos. Para conseguir isso, primeiro você terá de responder a uma série de perguntas:

  • O grupo-alvo é local, nacional ou internacional?
  • Quais são as características demográficas, técnicas e culturais do grupo-alvo?

Você terá que responder a essas perguntas por meio de canais como Google Ads, Facebook Ads e pelo e-mail marketing, para implantar seu plano com sucesso.

Além disso, é importante formular objetivos específicos para cada canal de marketing. Dessa forma, você pode mapear melhor a contribuição por canal e gerenciar as conversões com mais precisão.

·         Nutrição de leads

Um lead é uma empresa ou pessoa que pode estar interessada em comprar seu produto ou serviço. Assim sendo, por meio de uma estratégia de promoção de leads, você pode mostrar o conteúdo certo para seus leads, no momento certo.

Portanto, para cada fase da jornada do cliente, tente mapear qual conteúdo pode ser do interesse de seus leads. Um lead acabou de se inscrever para receber seus boletins informativos? Então, envie-lhe um e-mail de boas-vindas com uma boa oferta ou conteúdo interessante.

O seu cliente acabou de comprar um determinado produto? Então, em momento oportuno, envie-lhe um e-mail sobre acessórios úteis para este produto!

·         Verifique o impacto nas vendas

A atenção pessoal é um dos aspectos mais importantes dentro de um plano de marketing digital de sucesso. Você realmente precisa disso.

Neste sentido, muitas vezes, ter um site online, focado nos interesses do seu público-alvo, é de fundamental importância, porque, a maioria dos clientes agora pesquisa online sobre sua empresa ou seus serviços.

Assim sendo, através do seu site, você estará oferecendo soluções de problemas para o seu público-alvo! Ideal para gerar mais vendas!

Mas, além disso, o efeito de mais promoção também pode influenciar os impactos das suas vendas, dentro de um nicho de mercado especifico.

Deste modo, uma nova campanha de promoção, com novos leads, pode simplesmente fornecer mais informações às perguntas dos potenciais clientes. Portanto, com uma boa campanha online, muitas vezes você obtém leads extras, que também precisam ser tratados.

Assim sendo, considerar estes aspectos em um plano de marketing digital de sucesso é essencial para gerar mais conversões. Você só consegue isso quando mede os resultados financeiros (não apenas leads extras, mas também clientes extras, ou rotatividade extra).

Conclusão

Através deste artigo, vemos que há muito a ser considerado em um plano de marketing digital de sucesso. Assim sendo você pode percorrer um longo caminho com estas dicas.

Algumas coisas ainda não estão claras ou você prefere terceirizar o marketing? Fique à vontade para nos contatar através dos comentários abaixo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como fazer um plano de marketing digital de sucesso, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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