Persona: o que significa isso no marketing digital?

Em qualquer tipo de estrutura, a definição de seus alvos é primordial. Esses alvos são chamados de persona no marketing. Sem a descrição dessas personas, as estratégias não podem dar certo.

Não sabemos com quem estamos conversando, não sabemos suas expectativas e não podemos medir nossas ações estratégicas.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a persona no marketing digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A persona em poucas palavras

A persona é, em termos de marketing, um personagem imaginário. Tem como objetivo representar algumas das metas para o desenvolvimento do marketing. A definição de personas é específica para cada empresa.

Na verdade, uma empresa que fabrica aspiradores de pó não terá o mesmo alvo que um vendedor de iluminação. A persona é, portanto, uma pessoa fictícia, respondendo a um alvo específico e respondendo a uma estratégia adaptada.

Este conceito foi criado por Alan Cooper. Este último é um desenvolvedor pioneiro em pensar em projetar software amigável ao usuário final. Através desse conceito, ele desenvolve o fato de que é necessário criar cenários para que o usuário final fique o mais satisfeito possível.

O marketing se apropriou, portanto, desse conceito para melhorar a experiência do cliente.

Critérios para definir suas personas

Para criar suas personas, você deve definir critérios aplicáveis a todos. Esses critérios se enquadram em diferentes categorias:

  • Um primeiro baseado em critérios sociais, ou seja: idade, profissão, estado civil, locais de vida.
  • Uma segunda parte diz respeito ao que é a persona, ou seja, os adjetivos que o qualificam e uma breve biografia.
  • Em terceiro lugar, todas as suas aspirações. Essa categoria atende aos objetivos que a pessoa se define, seus interesses e seus freios no consumo.
  • Então, em uma parte final, como ele se classifica em relação às tecnologias modernas e suas marcas de referência.

Com todos esses critérios, será mais fácil segmentar seus clientes com mais precisão e atender às expectativas deles. Também será possível definir suas estratégias de negócios, marketing ou comunicação. No entanto, todas essas estratégias se adaptam a cada persona.

Cada persona tem uma estratégia

Para cada persona, temos que ter uma estratégia. Na verdade, não nos dirigimos a um empreendedor de 55 anos e a um gerente de marketing de 35 anos da mesma maneira.

Ou para um homem ou uma mulher. Esses dois tipos de pessoas que você destacou ao definir suas personas não têm a mesma visão de negócios.

Um terá uma abertura digital maior que o outro, o outro uma personalidade menos extrovertida… Todos os seus dados farão você adaptar suas estratégias e conteúdo aos seus objetivos.

Tome os restaurantes McDonald`s como exemplo. Este gigante do fast food tem alvos diferentes. Há a dona de casa, o aluno e a criança pequena. Para cada alvo há diferentes aspectos de comunicação, linguagem e negócios.

Para uma criança, nos comunicamos e utilizamos brinquedos. A dona de casa, por sua vez, estará mais consciente de uma comunicação em torno da qualidade dos produtos.

Podemos, portanto, perceber a importância da criação de personas para sua estratégia de marketing. Sem personas, é difícil conhecer seus objetivos e, portanto, lidar com eles.

A criação desse conceito também possibilita ser mais eficaz em todas as questões relacionadas à experiência do cliente.

Como usar a persona para ter sucesso?

Os usos da persona são vastos e variados. Embora a maioria das pessoas as considere úteis para desenvolver ideias para o marketing de produtos específicos, elas também podem ajudar a gerar leads e se comunicar com os clientes. Elas podem até inspirar novos produtos ou serviços.

Depois de criar sua persona de marketing, você pode começar a criar conteúdo para levar mais pessoas ao seu negócio.

Ao utilizar uma boa estratégia de SEO em blogs e conteúdos de redes sociais, você pode ajudar sua empresa a ranquear quando os clientes estão procurando uma resposta para seus problemas mais comuns, trazendo novos leads para o seu negócio.

A persona também pode te ajudar a identificar qual o melhor canal de comunicação com seus clientes. Por exemplo, saber quais plataformas de mídia social são mais populares com certos grupos demográficos irá ajudá-lo a determinar quais plataformas usar para se conectar com seu público-alvo.

Diferentes tipos de promoções atraem diferentes tipos de pessoas. Por exemplo, aqueles com um espírito determinado podem esperar produtos por tempo limitado ou outros descontos. Por outro lado, concursos e brindes publicitários excitam pessoas do tipo mais competitivos.

Felizmente, seus personagens podem ajudá-lo a determinar quais promoções são mais prováveis de motivar seus clientes.

Finalmente, conhecer os problemas ou desafios que seus clientes enfrentam pode direcioná-lo para novas linhas de produtos e serviços. Em última análise, encontrar maneiras de resolver esses problemas para seus clientes pode abrir novas portas para o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o que é persona no marketing digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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