O que é social media? Quais as suas vantagens?

O que é social media? Mídia social, ou social media, é um termo coletivo para aplicativos (plataformas) na Internet, em que os usuários compartilham informações uns com os outros de uma maneira amigável e frequentemente divertida.

Não se trata apenas de informação textual, mas também de som (podcasts e música) e material visual (fotos e vídeos), que são compartilhados nas redes sociais.

O núcleo da mídia social é compartilhar, compartilhar, compartilhar e só então receber. Com isso, essas mídias permitem que você se socialize com um grupo de pessoas, ou potenciais clientes!

Portanto, como empreendedor digital, é necessário dominar o que é social media! Assim sendo, para saber mais sobre esta tendência do marketing digital, então, confira o nosso artigo de hoje!

O que é social media?

Conforme já mencionamos, social media é um nome coletivo para todas as plataformas online de interação social, que permitem a comunicação entre diversas pessoas de forma simultânea.

Deste modo, os usuários destas plataformas podem se comunicar por meio de vários tipos de conteúdo, como textos, fotos, vídeos e áudios! Por causa disso, as redes sociais são frequentemente utilizadas como ferramenta de marketing digital.

Vale destacar que, os maiores players de social media da atualidade, são: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, TikTok e Snapchat. Cada plataforma é única, mas também tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Neste sentido, se a mídia social for usada para fins comerciais, é necessário considerar qual plataforma é mais adequada para a sua organização, bem como, quais canais são os mais interessantes para o seu público-alvo.

Além disso, você também pode optar por adaptar o conteúdo ao tipo de canal usado. Por exemplo, o Facebook pode ser usado mais para conteúdo informativo e o Instagram pode ser usado de forma mais divertida, através de imagens criativas.

Portanto, ao dominar o que é social media, você verá que estas plataformas não são usadas apenas para entretenimento, interação social ou obtenção de informações, mas também, para o desenvolvimento de uma identidade corporativa.

Por fim, vale destacar ainda, que, um dos aspectos mais valiosos das mídias sociais é a enorme quantidade de dados que há de seus usuários! Neste sentido, o algoritmo destas plataformas é basicamente treinado através dos seus dados e do seu padrão de uso.

Assim sendo, em algum momento, o canal perceberá o que o usuário gosta com base em curtidas, comentários e compartilhamentos. Com isso, o algoritmo se torna diferente para cada usuário.

Tipos de usuários

A mídia social também contribui para a comunicação entre clientes e marcas. Seu público-alvo não está te seguindo à toa. Eles estão interessados ​​em sua marca, produtos / serviços.

Portanto, ao dominar o que é social media, você verá que é importante compartilhar exatamente o que o grupo-alvo está esperando. E, claro, uma plataforma de mídia social é o local ideal para compartilhar as últimas notícias do seu nicho de mercado.

Mas, antes de compartilhar informações, é necessário conhecer os tipos de usuários que existem nestas plataformas! Neste sentido, podemos dividir os usuários em três tipos: Consumidor, contribuidor e criador.

  • Os usuários do tipo “consumidor” são os menos ativos. Esses usuários, por exemplo, veem fotos ou vídeos sem reagir. Deste modo, eles leem experiências de produtos sem, contribuir ou criar informações por si mesmo.
  • Os usuários do tipo “contribuidor” são aqueles que respondem a fotos, vídeos e artigos. Com isso, eles contribuem para uma discussão nas plataformas de mídia social.
  • Os usuários do tipo “criador” são produtores ativos de informações relacionadas à marca, como fotos, vídeos, resenhas ou artigos.

Quais as suas vantagens?

A maioria das empresas, grandes e pequenas, agora usa a mídia social para comercializar e promover seus negócios, através da interação com os consumidores.

É por isso que, ao dominar o que é social media, bem como se comportam seus tipos de usuários, você poderá traçar estratégias de marketing de mídia social para a sua marca!

Com isso, o marketing de mídia social oferece uma série de vantagens para as empresas. Com a abordagem certa, isso pode ter um grande impacto no sucesso do seu negócio.

Vale destacar que, quanto mais tempo uma empresa gasta em marketing de mídia social, maiores serão os benefícios. A seguir, portanto, menciono os 10 benefícios mais importantes do marketing da mídia social. Confira:

1.    Desenvolva mais exposição

A mídia social é uma ótima maneira de promover seu negócio online, ganhar exposição extra para sua marca e converter leads em cientes. Nada menos que 85% dos entrevistados notaram um aumento da exposição como resultado do uso da mídia social.

2.    Ganhando seguidores leais

Cerca de 58% dos profissionais de marketing observam um aumento no número de seguidores leais. Para quem usa as redes sociais há mais de um ano, o percentual sobe para 65%.

3.    Melhores classificações de pesquisa

Os sinais sociais desempenham um papel cada vez mais importante na classificação do mecanismo de pesquisa. Além disso, a mídia social também pode fornecer backlinks qualitativos para o seu site.

Assim sendo, de acordo com pesquisas recentes, mais de 55% dos entrevistados notaram um aumento em seus rankings em mecanismos de busca graças ao uso das mídias sociais.

4.    Aumento do número de visitantes

O aumento do tráfego no site da sua empresa é um dos benefícios de marketing mais importantes, gerados pelas mídias sociais. Isso ocorre, pois, colocar links para novos conteúdos em seu site é uma tarefa diária comum no marketing de mídia social.

5.    Pesquisa e percepção de mercado

A mídia social é uma ferramenta muito eficaz para pesquisa de mercado. É muito mais confiável e barato do que a pesquisa de mercado tradicional.

Neste sentido, vale destacar que, cerca de 80% dos usuários de internet agora são ativos em plataformas de mídia social. Com isso, as plataformas de mídia social permitem que os profissionais de marketing aprendam quase tudo sobre os segmentos de consumidores.

6.    Geração de leads

A geração de novos leads para a empresa é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing. O marketing de mídia social não é diferente.

Criar e compartilhar conteúdo diferencia seu negócio dos demais, melhora a experiência de sua marca e desenvolve conexões com os clientes.

De acordo com pesquisas recentes, cerca de 54% dos profissionais de marketing, com uma estratégia ativa de mídia social, desfrutam de um aumento nos leads. Isso é ainda maior para pequenas empresas.

7.    Melhor cooperação entre empresas

A mídia social também é benéfica para encontrar novas parcerias para sua empresa. Neste sentido, o potencial destas parcerias aumenta com a quantidade de tempo que você gasta interagindo com as principais empresas do seu nicho de mercado!

8.    Custos de marketing mais baixos

Outra vantagem crucial do marketing de mídia social são os custos baixos. Quase metade de todas as empresas que usam estas plataformas experimentam uma redução nestes tipos de gastos. Isso é ainda maior para pequenas empresas e empreendedores independentes.

9.    Vendas aprimoradas

Embora a mídia social não possa ser usada como um canal de venda direta, é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as conversões.

Neste sentido, cerca de 40% das empresas pesquisadas indicam que seu faturamento aumenta significativamente como resultado direto do marketing de mídia social.

10. Maior influência e reputação

Por fim, nem todos os benefícios da mídia social são materiais ou diretamente mensuráveis. Assim sendo, vale destacar que, um benefício importante do marketing de mídia social é o aumento da influência e da reputação da sua marca.

Isso ocorre, pois, o tipo de informação que uma empresa compartilha pode aumentar sua influência online, dentro do seu nicho de mercado, ao longo do tempo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é social media, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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