Marketing digital: Quais as novas tendências para 2021?

Marketing digital: Quais as novas tendências para 2021?

O final de 2020 chegou e 2021 nos trás novas possibilidades. Portanto, este é momento perfeito para analisar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano!

Neste sentido, tudo indica que 2021 novamente trará consigo muitos desenvolvimentos que se aplicam principalmente ao B2B. As tendências de novos negócios e a atual situação global causada pela COVID-19 são fatores de atenção especial.

Neste artigo, gostaríamos de destacar quais serão as tendências de marketing digital no próximo ano e o que isso significa para a sua estratégia de marketing. Portanto, mantenha seu bloco de notas pronto e confira o nosso artigo de hoje!

Tendências de marketing digital: Quais as novas tendências para 2021?

Tendência 1: Automação de marketing e AI

Uma das tendências de marketing digital é a automação de marketing, impulsionada pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial AI!

Assim sendo, em 2021, tudo se tornará muito mais prático e eficiente do que antes. A automação de marketing, através de uma combinação de comunicação de marketing e tecnologia de software, é o objetivo principal.

Esta é a otimização da jornada do cliente para o marketing B2B, com o objetivo de converter mais leads qualificados de marketing em conversões.

Obviamente, essa tendência em relação à automação de marketing não é nova: Ela vem ganhando popularidade entre os profissionais de marketing há vários anos. No entanto, essa parte ainda não está estruturalmente incluída nas estratégias de marketing de muitas empresas.

Tendência 2: Linkedin e Instagram

O Instagram e o LinkedIn estão ocupando um lugar cada vez mais importante no cenário de marketing, sendo que, o Facebook está ficando para trás.

Ambas as plataformas amigáveis ​​estão inovando de tal forma que extensões e opções adicionais continuam chegando. Isso as mantém interessantes para seu público-alvo.

Assim sendo, a publicidade nessas redes terá, portanto, de ocupar um lugar central na sua estratégia de marketing digital, para que você possa conseguir novas conversões.

Tendência 3: Funis de publicidade e entretenimento em histórias

Funis de publicidade e entretenimento será a palavra mágica de 2021. Isso também se aplica a histórias. Principalmente no Instagram, as histórias ocupam um lugar de destaque, mas essa função também está se tornando cada vez mais popular no Facebook e LinkedIn.

Isso não poderia ser diferente, se você considerar que o tempo é algo precioso para as pessoas, sendo que, a história é um tipo de conteúdo rapidamente consumível.

Além disso, o seu público-alvo também verá uma história antes de uma postagem normal (se já tiver sido vista). Então, aqui estão ótimas oportunidades de negócios!

Assim sendo, deixe uma história funcionar como um meio rápido, mas poderoso, de transmitir a imagem e a mensagem desejadas ao seu público-alvo.

Pense na função como uma plataforma em si. Deste modo, a história do Instagram é uma plataforma para a qual também deve ser elaborada uma estratégia de marketing de forma a atingir os resultados desejados em um determinado período.

Tendência 4: Marketing de influência

O marketing de influência ocupará um lugar importante nas tendências de marketing digital. Assim sendo, em 2021, espera-se um aumento na utilização deste tipo de marketing por meio de especialistas e blogs.

Portanto, a colaboração com um líder de conhecimento, como especialistas em nichos, está cada vez mais sendo rotulada de valor. Esses líderes de conhecimento podem ser implantados para recomendar um serviço ou produto, o que garante uma imagem confiável para a sua marca.

Tendência 5: Autenticidade no conteúdo

Onde o marketing nos anos anteriores foi principalmente transmitido, ele mudará nos próximos anos para a criação de autenticidade.

Neste sentido, a internet, como a mídia social, é um fluxo infinito de informações, onde seu grupo-alvo tenta manter a cabeça acima da água todos os dias, para ter uma visão geral.

No entanto, devido à falta de tempo, o grupo-alvo se tornará cada vez mais exigente quanto ao conteúdo que deseja ler ou não. Assim sendo, somente empresas que fornecem informações relevantes, que atraem e enriquecem, manterão seus seguidores e recrutarão novos clientes.

Portanto, o mais importante é construir estruturalmente seu conteúdo em torno do funil de marketing, no qual os clientes em potencial são incluídos e interessados, de forma que isso acabe levando a uma conversão.

Tendência 6: Experiência do cliente e atenção pessoal

Em uma era em que as tecnologias e automação da Internet estão se tornando cada vez mais importantes para a vida, um chamado “toque humano” também é cada vez mais importante. As pessoas simplesmente precisam de contato pessoal.

Neste sentido, o contato pessoal cria um vínculo confiável e a sensação de ser visto e ouvido. Assim sendo, uma mensagem pessoal, perguntando sobre experiências, dúvidas ou similares, certamente faz parte das tendências de marketing digital.

Em 2021, portanto, veja como você pode tornar a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, mais humana por meio de um toque pessoal.

Tendência 7: Objetivo

O COVID-19 apenas enfatizou ainda mais a importância de organizações com propósito. Assim sendo, as organizações que sabem por que existem e para quem foram criadas podem estar em uma posição única para navegar por mudanças sem precedentes.

A pergunta “por que” (por que estamos fazendo isso e não aquilo) é central para isso. Dessa forma, uma empresa se responsabiliza por atingir seus objetivos medindo seu próprio progresso.

Embora atingir o objetivo dentro de uma empresa possa ser bastante difícil, especialmente em uma pandemia, enfrentar o desafio é essencial. Porque no momento em que essa pandemia se desenvolve, as empresas movidas por um propósito holístico recebem mais atenção e interesse.

Portanto, a orientação para objetivos é importante, especialmente em 2021, a fim de manter uma presença forte no mercado sob os olhos de seus clientes, durante mudanças sem precedentes.

Tendência 8: Vídeos ao vivo!

Esta tendência já está um pouco presente devido à sua conveniência, reconhecibilidade e acessibilidade, mas, ela certamente continuará e se desenvolverá em maior medida em 2021.

As pessoas adoram vídeos. Isso é evidente no Facebook, TikTok, Instagram e YouTube. A pesquisa mostrou que um vídeo também é a melhor maneira de chamar a atenção do seu público.

Provavelmente, isso tem a ver com o fato de que as pessoas se sentem mais envolvidas, como se pudessem influenciar ou fazer parte da ação.

Tendência 9: Pesquisa por voz

Embora o uso de assistentes inteligentes tenha aumentado drasticamente, a pesquisa por voz em dispositivos móveis e desktops teve um impacto mínimo na praticidade em 2020.

Assim sendo, tudo indica que esta será uma das tendências de marketing digital para 2021. Neste sentido, com a ajuda da Pesquisa por voz, as informações desejadas podem ser obtidas por meio de dois tipos de pesquisa, cada um com um tipo de resultado diferente:

  • Fazer comandos de voz em vez de uma pesquisa digitada no Google. Esses tipos de pesquisas são registrados como uma pesquisa normal da Internet. Todos os dados são coletados no Google Search Console ou simplesmente como SEO.
  • Fazendo comandos de voz para receber uma resposta de voz falada. Pense em sistemas de inteligência artificial, como Amazon Alexa ou Google Home. Essas pesquisas têm pouco a ver com SEO.

Resumindo, é importante para uma empresa responder às mudanças no comportamento de pesquisa com base em voz e com base em palavras-chave (SEO).

Conclusão: Tendências de marketing

Essa foi a nossa opinião sobre as tendências de marketing digital para 2021! Neste sentido, estas tendências vão desempenhar um papel cada vez mais importante em um plano estratégico de marketing. Portanto, aplique estas tendências hoje mesmo em seu planejamento estratégico!

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as principais tendências de marketing digital, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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