Inbound marketing: O que é? Veja sua relevância

Uma das principais tendências do marketing digital, nos últimos anos, é o desenvolvimento do inbound marketing! Assim sendo, como empreendedor, você poderá gerar leads qualificados, que são de conversão muito mais fácil!

Portanto, se você também quer saber como aproveitar esta tendência, para utilizar em seu planejamento de marketing digital, então, confira o nosso artigo de hoje sobre inbound marketing!

Inbound marketing: O que é?

Através de uma estratégia de inbound marketing, sua empresa ou marca poderá se posicionar de forma muito mais natural dentro de um nicho de mercado, com o intuito de facilitar a jornada de compra de um potencial cliente.

Com isso, você irá colocar seus potenciais clientes no centro de sua estratégia de marketing digital, obtendo um fluxo continuo de mais e mais visitantes, que estão realmente interessados no seu conteúdo.

Uma das grandes vantagens do inbound marketing é que você não precisa trabalhar com anúncios caros para obter estes resultados, mas sim, apenas com uma estratégia de conteúdo, que agrega valor aos seus potencias clientes.

Assim sendo, podemos facilmente destacar que, um dos aspectos chaves do inbound marketing é um conteúdo relevante, forte, e acima de tudo, autêntico.

Com isso, o inbound marketing posiciona o seu público-alvo no centro da sua estratégia de marketing digital, com um objetivo central: Gerar conversões.

Deste modo, o estágio final do inbound marketing é sempre muito claro: Focar totalmente em seus leads, com a intenção de transformá-los em clientes satisfeitos. Portanto, você sempre terá esta linha de fundo ao trabalhar com este tipo de marketing digital, durante todo o processo.

Por que o Inbound Marketing é relevante?

Atualmente, qualquer empreendedor digital já sabe que o modelo tradicional do outboud marketing está totalmente desgastado. Isso ocorre, pois, os clientes online não aguentam mais os inúmeros anúncios que existem, em todos os locais!

Portanto, onde no passado, um plano de marketing bem-sucedido consistia na repetição de conteúdo em massa, através de canais de grande alcance, atualmente, a tendência do marketing digital caminha para estratégias mais softs.

Afinal, hoje é o consumidor que quer tomar a iniciativa de comprar ou não um determinado produto. E, para isso, a jornada de compra dos atuais clientes geralmente se inicia através de pesquisas no Google.

Assim sendo, as pessoas se informam sobre produtos e serviços, conforme forem seus interesses. Além disso, estes consumidores são geralmente aconselhados por outros usuários do mercado online, através de avaliações em site ou nas mídias sociais.

Com isso, cada pessoa determina, em seus termos próprios, quando ela irá comprar o produto que precisa. Deste modo, é justamente aqui que entra a relevância do inbound marketing, pois, a atual tendência online mudou o poder sobre a tomada de decisão!

Agora, as pessoas decidem comprar através de informações de valor. Assim sendo, com o modelo de inbound marketing, você conquista clientes através destas informações. Em outras palavras, você fornece respostas para as questões que perturbam seus clientes. Para seus problemas!

Portanto, o inbound marketing trata da construção de um relacionamento com seus clientes em potencial. Você fornece informações atraentes e relevantes que os ajudam a tomar uma boa decisão de compra.

Você não faz isso por publicidade, mas pela publicação de conteúdo de valor, com o qual, você atrai o seu público-alvo para o seu site. Além disso, mesmo depois que alguém se torna um cliente, você continua a manter esse relacionamento.

Como começar com o Inbound Marketing?

Muitas empresas na Internet estão no ramo de conteúdo e inbound marketing, mas, se você quiser fazer isso da maneira certa, você tem que começar com um plano.

Um plano de inbound marketing é um plano passo a passo, no qual grupo-alvo, conteúdo e qualificação de vendas, são elementos essenciais.

Vale destacar que, construir seu plano leva algum tempo, mas compensa. Portanto, não comece precipitadamente com o inbound marketing, mas sim, encare-o como a estratégia de longo prazo, que ele é. Só então este tipo de estratégia se tornará realmente eficaz.

·         O conteúdo é a gasolina do motor do inbound marketing

Como vimos até então, inbound marketing sem conteúdo não funciona. Ponto. O conteúdo tem um papel estratégico ao longo deste tipo de estratégia. Isso ocorre, pois, o conteúdo tem a importante tarefa de guiar as pessoas ao longo de um funil de vendas.

Portanto, é parte integrante de todas as etapas. Assim sendo, seu conteúdo relevante atrai os visitantes certos para seu site, os converte em leads de qualidade, os torna mais sábios e, por fim, ajuda a convertê-los em clientes.

Para isso, crie conteúdo centrado no cliente, relevante para seus compradores ideais. Um bom conteúdo é relevante, tem personalidade, recompensa e é feito sob medida para seus clientes.

O caminho para um conteúdo bom e confiável começa com a definição das Personas do Comprador e da Jornada do Comprador. Deste modo, um plano de conteúdo segue a partir disso:

  • Definição da persona;
  • A construção da jornada de compra;
  • Um roteiro prático com prazos;
  • Datas de publicação;
  • Diretrizes para a estratégia de seu canal;

Em cada estágio da jornada do comprador, o cliente em potencial necessita de um tipo de conteúdo exclusivo. Ao dividir o processo em diferentes fases, você pode abordar cada cliente potencial com base em sua posição no ciclo.

Assim sendo, você pode oferecer a ele o conteúdo certo e acompanhá-lo no funil, para garantir uma excelente experiência de compra ao seu público-alvo!

Recursos do Inbound Marketing

Com o inbound marketing, você usa uma combinação de recursos modernos de marketing online. Esses recursos oferecem suporte ao processo de marketing, garantindo que você seja capaz de dimensionar suas estratégias de conversão. Para isso, os principais recursos são:

1.    Marketing de conteúdo:

O marketing de conteúdo é a maneira de criar conteúdo adaptado à sua persona, bem como, às fases da jornada do comprador. Assim sendo, quando você compara o inbound marketing com um motor, o marketing de conteúdo é o combustível que faz o motor funcionar.

2.    SEO:

SEO garante que seu conteúdo seja encontrado quando o cliente em potencial estiver procurando. Assim sendo, o SEO é o meio mais importante e sustentável de ser encontrado a longo prazo, bem como, de atrair os visitantes certos para a sua estratégia de marketing.

3.    Redes sociais:

Nas redes sociais, as pessoas compartilham experiências entre si. Deste modo, você tem a oportunidade única de conversar com seu cliente em potencial. Isso se encaixa perfeitamente com a ideia central do inbound marketing.

4.    Automação de marketing:

Através de um processo de automação de marketing, é possível construir e manter um relacionamento saudável com seus potenciais clientes.

Para isso, você poderá, por exemplo, enviar e-mails personalizados, para cada tipo de público-alvo, através de um sistema de automação de e-mail marketing! Este tipo de estratégia pode ser construída com base em interesses e interação.

5.    Publicidade em mecanismos de pesquisa:

Por fim, as campanhas de anúncios, realizadas através de mecanismo de pesquisa, também podem estar em sua estratégia de inbound marketing! Isso ocorre, pois, estes anúncios só estarão visíveis quando alguém está procurando ativamente pela sua palavra-chave.

Deste modo, este tipo de recurso se torna tão útil quanto os resultados orgânicos de pesquisa, dentro do contexto de um plano de inbound marketing!

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é inbound marketing, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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